PINGUINHO: MATERNAL II



Jogos, teatro, musicas e muito mais fazem da rotina desta turma uma verdadeira festa. Dando continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior com as aulinhas de letramento, matemática, ciências, artes e movimento o brilho no olhar de cada pinguinho ao reconhecer avanços em sua aprendizagem dão um sabor especial á essa faixa etária.

Cronograma da semana 15 á 19 de abril
Letramento
Leitura do livro e dramatização da história, leitura dos cartazes, confecção do cartaz “Cuidado com a Cuca”. Atividades para o final da aula: Jogo da memória, alfabeto móvel, brincadeira com as fichas dos nomes, álbum de gravuras nomeadas, álbum de frases nomeadas, brincadeira com os fantoches e anotações no livro de letramento.
Objetivo: Participar de leitura feita pelo professor e pelo aluno de forma não convencional de textos variados;
Produção de histórias com base nas histórias que já ouviram;
Reconhecimento de letras associadas a outras palavras;
Escrita de próprio punho respeitando o nível que se encontram;
Reconhecimento do próprio nome e dos colegas em situações que se fizer necessário;
Dramatização das histórias.
Observar e manusear com cuidado os diversos tipos de materiais impresso;
Identificar e nomear figuras e ou objetos relacionados ao tema abordado;
Incorporar palavras novas ao seu vocabulário.
Para que isso aconteça vamos fazer uma dramatização da história “As Jabuticabas”, dividindo os personagens e falas, caracterizando cada um, no inicio da aula de letramento faremos a leitura dos cartazes e as crianças participaram da confecção do cartaz da Cuca, onde sugerem letras e palavras para serem escritas.
Matemática
 Contagem e marcação no painel da quantidade de meninos e meninas. Marcar no calendário dia da semana e dia em que se comemora o dia nacional do livro infantil. Quebra-cabeça Personagens do Sítio e Monteiro Lobato. Cantinho dos jogos no final da aula: Jogo das Jabuticabas, Sítio vazio e Caverna da Cuca utilizando o dado.
Objetivo: Vivencia dos conceitos matemáticos: dentro/fora, alto/baixo, primeiro/último, frente/trás, muito/pouco, cheio/vazio e metade/inteiro.
Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeira e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
Para que isso aconteça vamos organizar nossa rotina na aula de matemática da seguinte forma: primeiro fazer a contagem das crianças e representando através de bonequinhos, colocando os bonecos no cartaz, depois descobrir qual o dia do mês e marcar no calendário. Brincar de quebra-cabeça com o grupo todo e depois separar em pequenos grupos onde cada grupo irá brincar com um jogo específico, fazer o rodízio dos jogos e numerar cada cantinho sorteando cada grupo.
Ciências
Curiosidades sobre o dia nacional do livro infantil.
Objetivo: Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Para que isso aconteça vamos montar um painel com as curiosidades.
Artes  
Oficina “Livro velho vira novo”!
Recursos: cola tesoura, fita adesiva.
Objetivo: Explorar e manipular materiais de diferentes texturas e espessuras de meios e suportes gráficos variados: papelão, papel, chão, jornal, etc. Promovendo a auto-estima e a valorização da identidade, já que participando efetivamente das produções, os alunos se reconhecem como protagonistas do processo.
Para que isso aconteça vamos procurar na escola e em casa livros estragados e rasgados consertando e cuidando do mesmo, onde cada livro voltará para o seu local de destino (casa ou escola) ou doado para a escola caso na tenha mais interesse.
Movimento e música
Dramatizar a história “As Jabuticabas” introduzindo músicas do Sítio. Utilizar instrumentos musicais para fazer a marcação da música “Ploquet Pluft Nhoque” - Pato FuBrincadeiras do sítio: amarelinha, bola e peteca.
Objetivo: expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais.


Cronograma da semana 08 á 12/04 de abril
Letramento
Roda de história.
Cartaz com a música “Ploquet Pluft Nhoque” -Pato Fu
Recurso: livro/cartaz com imagens.
Objetivo: participar em situações de leitura e escrita mesmo que de forma não convencional.
Para que isso aconteça vamos fazer uma rodinha para que as crianças contem para os amigos a história, brincar de Trava língua e registrar em cartaz.

Ciências
Conhecer as curiosidades de alguns insetos que aparecem na história as Jabuticabas.
Recurso: caixa surpresa com imagens.
Objetivo: Contato com pequenos animais e plantas.
Para que isso aconteça, teremos contato com os insetos através de imagens e vídeos e observando o nosso jardim.

Movimento e música
Brincar de trilha da Cuca.
Ouvir e dançar o CD: “Músicas do Sítio.” Brincadeira com as mãos seguindo o ritmo da música.
Recurso: CD/Rádio/ colchonete, cadeira, banco, corda, etc.
Objetivo: exploração de sensações e ritmos corporais.
Colocar o CD do Sítio e montar uma trilha que levará as crianças até a caverna da Cuca, onde eles iram subir, descer, pular rolar agachar, levantar explorando os movimentos do próprio corpo por meio da brincadeira.
Artes
Fantoche da Cuca com caixinha de creme dental.
Recurso: Caixinha de creme dental, tinta, esponja e lã.
Objetivo: cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Vamos utilizar algumas técnicas para aperfeiçoar o desenho.

Matemática
Jogos: onde está a Cuca
Recurso: Copinhos numerados e imagem da cuca.
Objetivo: utilização da contagem oral e noções de quantidade e reconhecimento dos numerais.
Brincar de adivinhar em qual caverna a cuca está escolhendo um número.




Um comentário:

  1. Tia Renatinha, parabéns pelo introduzir do projeto. Com pouco tempo de desenvolvimento do projeto pirlimpimpim e o meu pequeno já está super envolvido.Ontem á noite, durante brincadeira na sala, eu praticamente tinha a "Tia Renatinha" ali. Ele dizia: "Gente, gente, olha o que eu trouxer aqui nesta caixa! Uma surpresa! Vamos ver, vamos ver... dois livros!
    Então o pai disse: Ah, livros da Emília!
    E o Octávio corrigiu: Não, são livros do "Monteilo Lobato"!
    Parabéns!!!!
    Abraços, Renata Machioni

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.