ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
TEMA: MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA: PENSANDO EM PROPORCIONAR MOMENTOS DE REFLEXÃO SOBRE OS CUIDADOS COM NOSSO PLANETINHA, PROPONHO O PROJETO “MEU MUNDO, MINHA VIDA!”.
OBJETIVO GERAL: DESENVOLVER ATITUDES DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO NOSSO MEIO AMBIENTE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: AO FINAL DO PROJETO ESPERAMOS QUE NOSSOS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE:
LETRAMENTO:
0 Á 3 ANOS
· FAZER USO DA LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR, RELATAR VIVÊNCIAS E EXPRESSAR DESEJOS, VONTADES, NECESSIDADES E SENTIMENTOS;
· PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS;
· PARTICIPAR COM INTERESSE DE SITUAÇÕES EU QUE SE FAÇA NECESSÁRIO O USO DA LEITURA E DA ESCRITA;
· OBSERVAR E MANUSEAR COM CUIDADO OS DIVERSOS MATERIAIS IMPRESSOS;
· IDENTIFICAR E NOMEAR FIGURAS E OU OBJETOS RELACIONADOS AO TEMA ABORDADO;
· INCORPORAR PALAVRAS NOVAS AO SEU VOCABULÁRIO;
4 E 5 ANOS
· FAZER USO DA LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR, BRINCAR, COMUNICAR E EXPRESSAR DESEJOS, NECESSIDADES, OPINIÕES, IDEIAS, PREFERÊNCIAS E SENTIMENTOS E RELATAR SUAS VIVÊNCIAS NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO SEU COTIDIANO;
· ELABORAR PERGUNTAS E RESPOSTAS DE ACORDO COM O CONTEXTO DE QUE PARTICIPA;
· ARGUMENTAR SUAS IDEIAS E PONTOS DE VISTAS;
· RECONTAR HISTÓRIAS APRECIADAS COM APROXIMAÇÃO ÁS CARACTERÍSTICAS DA ORIGINAL;
· CONHECER E REPRODUZIR ORALMENTE JOGOS VERBAIS, COMO TRAVA-LÍNGUAS, ADIVINHAS, QUADRINHAS, POEMAS E CANÇÕES;
· PARTICIPAR COM INTERESSE DAS SITUAÇÕES EM QUE OS ADULTOS LEEM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS;
· PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE LEITURA PRÓPRIAS MESMO QUE DE MANEIRA NÃO CONVENCIONAL;
· RECONHECER O PRÓPRIO NOME DENTRO DO CONJUNTO DE NOMES;
· OBSERVAR E MANUSEAR COM CUIDADO MATERIAIS IMPRESSOS;
· VALO0RIZAR A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER;
· PARTICIPAR COM GOSTO DE SITUAÇÕES EM QUE A ESCRITA SE FAÇA NECESSÁRIA;
· ESCREVER O PROPRIO NOME SEM AUXILIO DE FICHA NAS SITUAÇÕES EM ISTO FOR NECESSÁRIO;
· PRODUZIR TEXTOS ,INDIVIDUAL COU COLETIVAMENTE DITADOS ORALMENTE AO PROFESSOR;
· ESCREVERCOM SEGURANÇA, UTILIZANDO O CONHECIMENTO DE QUE DISPÕE, NO MOMENTO SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA;
· RESPEITAR A PRODUÇÃO PRÓPRIA E ALHEIA;
· IDENTIFICAR E NOMEAR FIGURAS E OU OBJETOS RELACIONADOS AO TEMA ABORDADO;
· EXPRESSAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS FAZENDO USO DE PALAVRAS ESPECÍFICAS DO TEMA MEIO AMBIENTE INCORPORADAS AO SEU VOCABULÁRIO;
MATEMÁTICA
0 Á 3 ANOS
· UTILIZAR A CONTAGEM ORAL, AS NOÇOES DE QUANTIDADE, DE TEMPO E DE ESPAÇO EM JOGOS, BRINCADEIRAS E MÚSICAS JUNTO COM A PROFESSORA;
· MANIPULAR E EXPLORAR OBJETOS E BRINQUEDOS;
4 E 5 ANOS
· UTILIZAR A CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS E EM SITUAÇÕES NAS QUAIS RECONHEÇA SUA NECESSIDADE;
· UTILIZAR NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULO MENTAL COMO FERRAMENTA PARA RESOLVER PROBLEMAS;
· COMUNICAR QUANTIDADES, UTILIZANDO A LINGUAGEM ORAL, A NOTAÇÃO NUMÉRICA E/OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS;
· IDENTIFICAR A POSIÇÃO DE UM OBJETO OU NÚMERO EM UMA SÉRIE, EXPLICITANDO A NOÇÃO DE ANTECESSOR E SUCESSOR;
· IDENTIFICAR OS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS;
· COMPARAR ESCRITAS NUMERICAS, IDENTIFICANDO ALGUMAS REGULARIDADES;
· EXPLORAR DIFERENTES PROCEDIMENTOS PARA COMPARAR GRANDEZAS;
· RECONHECER ALGUMAS NOÇÕES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO, PESO E DE VOLUME, PELA UTILIZAÇÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS;
· MARCAR O TEMPO POR MEIO DE CALENDÁRIO;
· UTILIZAR DE MANEIRA LÚDICA O DINHEIRO, FAZENDO USO DE LINGUAGEM PRÓPRIA DE NOSSO SISTEMA MONETÁRIO;
· REPRESENTAR A POSIÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, UTILIZANDO VOCABULÁRIO PERTINENTES NOS JOGOS E BRINCADEIRAS;
· EXLORAR E IDENTIFICAR AS PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DE OBJETOS E FIGURAS, COMO FORMAS, TIPOS DE CONTORNO, FACES PLANAS, LADOS RETOS...
· REPRESENTAR BIDIMENSIONALMENTE OBJETOS;
· IDENTIFICAR PONTOS DE REFERÊNCIAPARA SITUAR-SE OU DESLOCAR-SE NO ESPAÇO;
· DESCREVER E REPRESENTAR PEQUENOS TRAJETOS E PERCURSOS OBSERVANDO PONTOS DE REFERÊNCIA;
CIÊNCIAS
0 Á 3 ANOS
· DEMONSTRAR INTERESSE PELO TEMA ABORDADO;
· PARTICIPAR DE RODAS DE CONVERSAS EXPONDO CONHECIMENTOS E OPINIÕES SOBRE O TEMA ABORDADO;
· FORMULAR PERGUNTAS CONDIZENTES COM O ASSUNTO EM PAUTA;
· PARTICIPAR DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÁS TRADIÇÕES CULTURAIS E RETRATEM O TEMA MEIO AMBIENTE;
· CONHECER E APLICAR NO COTIDIANO PRÁTICAS SIMPLES DE SUSTENTABILIDADE;
· IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS PAPEIS SOCIAIS EXISTENTES EM SEUS GRUPOS DE CONVÍVIO (COOPERATIVAS, CATADORES DE LIXO,...)
· OBSERVAR A PAISAGEM LOCAL;
· LER IMAGENS QUE RETRATEM AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS PAISAGENS AO LONGO DOS ANOS;
· VALORIZAR ATITUDES DE MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS ESPAÇOS COLETIVOS E DO MEIO AMBIENTE;
4 E 5 ANOS
· DEMONSTRAR INTERESSE PELO TEMA ABORDADO;
· PARTICIPAR DE RODAS DE CONVERSAS EXPONDO CONHECIMENTOS E OPINIÕES SOBRE O TEMA ABORDADO;
· FORMULAR PERGUNTAS CONDIZENTES COM O ASSUNTO EM PAUTA;
· PARTICIPAR DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÁS TRADIÇÕES CULTURAIS E RETRATEM O TEMA MEIO AMBIENTE;
· CONHECER E APLICAR NO COTIDIANO PRÁTICAS SIMPLES DE SUSTENTABILIDADE;
· IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS PAPEIS SOCIAIS EXISTENTES EM SEUS GRUPOS DE CONVÍVIO (COOPERATIVAS, CATADORES DE LIXO,...)
· OBSERVAR A PAISAGEM LOCAL;
· LER IMAGENS QUE RETRATEM AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS PAISAGENS AO LONGO DOS ANOS;
· VALORIZAR ATITUDES DE MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS ESPAÇOS COLETIVOS E DO MEIO AMBIENTE;
· PARTICIPAR DE FORMA ATIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS;
· ESTABELECER RELAÇOES SIMPLES NA COMPARAÇÃO DE DADOS;
· CONFRONTAR IDEIAS COM AS DE OUTRAS CRIANÇAS DE FORMA RESPEITOSA;
· DEMONSTRAR INTERESSE POR DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÕES COMO OBJETOS, FOTOGRAFIAS, DOCUMENTÁRIOS COM O ACOMPANHAMENTO DA PROFESSORA;
· LER E INTERPRETAR REGISTROS SOBRE O ASSUNTO EM PAUTA, ATRAVÉS DE DESENHOS, FOTOGRAFIAS E MAQUETES;
· REGISTRAR INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS ATRAVÉS DE DESENHOS, TEXTOS ORAIS DITADOS AO PROFESSOR, COMUNICAÇÃO ORAL GRAVADAS POR GRAVADOR DE VOZ, ...
· PARTICIPAR DE OFICINAS DE CONFECÇÃO DE OBJETOS;
· ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE DIFERENTES ESPÉCIES DE SERES VIVOS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SUAS NECESSIDADES VITAIS;
· CONHECER E VIVENCIAR CUIDADOS BÁSICOS DE PEQUENOS ANIMAIS E VEGETAIS POR MEIO DE SUA CRIAÇÃO E CULTIVO;
· CONHECER ALGUMAS ESPÉCIES DA FAUNA E DA FLORA BRASILEIRA E MUNDIAL;
· PERCEBER OS CUIDADOS NECESSÁRIOS Á PRESERVAÇÃO DA VIDA E DO AMBIENTE;
· VALORIZAR A VIDA NAS SITUAÇÕES QUE IMPLIQUEM CUIDADOS PRESTADOS A ANIMAIS E PLANTAS;
· VALORIZAR ATITUDES RELACIONADAS Á SAÚDE E AO BEM ESTAR INDIVIDUAL E COLETIVO;
· PARTICIPAR DE DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO A OBSERVAÇÃO E A PESQUISA SOBRE A AÇÃO DE LUZ, CALOR E MOVIMENTO;
DESENVOLVIMENTO
OS OBJETIVOS ACIMA DESCRITOS SERÃO TRABALHADOS TENDO COMO TEMA O MEIO AMBIENTE, SEGUINDO OS SUBTEMAS:
NOSSO MUNDO - PLANETA
O QUE TEM NO NOSSO PLANETA?
COMO CUIDAR DO NOSSO PLANETA?
CADA TURMA PODERÁ DAR MAIOR ENFOQUE NO SUBTEMA DE MAIOR INTERESSE DAS CRIANÇAS.
ESTRATÉGIAS: NOSSO PLANETINHA ESTÁ COM PROBLEMAS, VAMOS AJUDÁ-LO?
· SERIADO “PEIXONAUTA”;
· PROPOR QUESTÕES INTRIGANTES (SITUAÇÕES PROBLEMAS) AO INVÉS DE AULAS EXPOSITIVAS E LONGOS DISCURSOS (EX.: PEIXONAUTA);
· ELABORAR UMA ENTREVISTA;
· LER E /OU ASSISTIR HISTÓRIAS E DOCUMENTÁRIOS;
· INICIAR UMA RODA DE CONVERSA PARTINDO DE UM CONTO, PARLENDA, ADIVINHA, DITADO POPULAR E OUTRO;
· RODAS DE CURIOSIDADES;
· CRIAR CIRCUITOS DE INVESTIGAÇÃO;
· ENVIAR SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA A CASA PARA PEDIR SOLUÇÕES AOS PAIS;
· FAZER USO DE NOSSO FOLCLORE PARA ILUSTRAR OS TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE OU SERVIREM COMO PISTAS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS;
RECURSOS:
· CONTOS E LENDAS;
· PARLENDAS;
· ADIVINHAS;
· DITOS POPULARES;
· TRAVA-LÍNGUAS;
· CANTIGAS;
· UTENSÍLIOS;
· COMIDAS TÍPICAS;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.