PROJETO: ' MEU MUNDO, MINHA VIDA"


ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
PROJETO:MEU MUNDO, MINHA VIDA 
TEMA: MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA: PENSANDO EM PROPORCIONAR  MOMENTOS DE REFLEXÃO SOBRE OS CUIDADOS COM NOSSO PLANETINHA, PROPONHO O PROJETO “MEU MUNDO, MINHA VIDA!”.
OBJETIVO GERAL:  DESENVOLVER ATITUDES DE  PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO NOSSO MEIO AMBIENTE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: AO FINAL DO PROJETO ESPERAMOS QUE NOSSOS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE:
LETRAMENTO:
0 Á 3 ANOS
·         FAZER USO DA LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR, RELATAR VIVÊNCIAS E EXPRESSAR DESEJOS, VONTADES, NECESSIDADES E SENTIMENTOS;
·         PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS;
·         PARTICIPAR COM INTERESSE DE SITUAÇÕES EU QUE SE FAÇA NECESSÁRIO O USO DA LEITURA E DA ESCRITA;
·         OBSERVAR E MANUSEAR  COM CUIDADO OS  DIVERSOS MATERIAIS IMPRESSOS;
·         IDENTIFICAR E NOMEAR FIGURAS E OU OBJETOS RELACIONADOS AO TEMA ABORDADO;
·         INCORPORAR PALAVRAS NOVAS AO SEU VOCABULÁRIO;
4  E 5 ANOS
·         FAZER USO DA LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR, BRINCAR, COMUNICAR E EXPRESSAR DESEJOS, NECESSIDADES, OPINIÕES, IDEIAS, PREFERÊNCIAS E SENTIMENTOS E RELATAR SUAS VIVÊNCIAS NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO SEU COTIDIANO;
·         ELABORAR PERGUNTAS E RESPOSTAS DE ACORDO COM O CONTEXTO DE QUE PARTICIPA;
·         ARGUMENTAR SUAS IDEIAS E PONTOS DE VISTAS;
·         RECONTAR HISTÓRIAS APRECIADAS COM APROXIMAÇÃO ÁS CARACTERÍSTICAS DA ORIGINAL;
·         CONHECER  E REPRODUZIR ORALMENTE JOGOS VERBAIS, COMO TRAVA-LÍNGUAS, ADIVINHAS, QUADRINHAS, POEMAS  E CANÇÕES;
·         PARTICIPAR COM INTERESSE DAS SITUAÇÕES EM QUE OS ADULTOS LEEM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS;
·         PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE LEITURA PRÓPRIAS MESMO QUE DE MANEIRA NÃO CONVENCIONAL;
·         RECONHECER O PRÓPRIO NOME DENTRO DO CONJUNTO DE NOMES;
·         OBSERVAR E MANUSEAR COM CUIDADO MATERIAIS IMPRESSOS;
·         VALO0RIZAR A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER;
·         PARTICIPAR COM GOSTO DE SITUAÇÕES EM QUE A ESCRITA SE FAÇA NECESSÁRIA;
·         ESCREVER O PROPRIO NOME SEM AUXILIO DE FICHA NAS SITUAÇÕES EM ISTO FOR NECESSÁRIO;
·         PRODUZIR TEXTOS ,INDIVIDUAL COU COLETIVAMENTE DITADOS ORALMENTE AO PROFESSOR;
·         ESCREVERCOM SEGURANÇA, UTILIZANDO O CONHECIMENTO DE QUE DISPÕE, NO MOMENTO SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA;
·         RESPEITAR A PRODUÇÃO PRÓPRIA E ALHEIA;
·         IDENTIFICAR E NOMEAR FIGURAS E OU OBJETOS RELACIONADOS AO TEMA ABORDADO;
·         EXPRESSAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS FAZENDO USO DE PALAVRAS ESPECÍFICAS DO TEMA MEIO AMBIENTE INCORPORADAS AO SEU VOCABULÁRIO;

MATEMÁTICA
0 Á 3 ANOS
·         UTILIZAR A CONTAGEM ORAL, AS NOÇOES DE QUANTIDADE, DE TEMPO E DE ESPAÇO EM JOGOS, BRINCADEIRAS E MÚSICAS JUNTO COM A PROFESSORA;
·         MANIPULAR E EXPLORAR OBJETOS E BRINQUEDOS;
4 E 5 ANOS
·         UTILIZAR A CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS E EM SITUAÇÕES NAS QUAIS RECONHEÇA SUA NECESSIDADE;
·         UTILIZAR NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULO MENTAL COMO FERRAMENTA PARA RESOLVER PROBLEMAS;
·         COMUNICAR  QUANTIDADES, UTILIZANDO A LINGUAGEM ORAL, A NOTAÇÃO NUMÉRICA E/OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS;
·         IDENTIFICAR A POSIÇÃO DE UM OBJETO OU NÚMERO EM UMA SÉRIE, EXPLICITANDO A NOÇÃO DE ANTECESSOR E SUCESSOR;
·         IDENTIFICAR OS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS;
·         COMPARAR ESCRITAS NUMERICAS, IDENTIFICANDO ALGUMAS REGULARIDADES;
·         EXPLORAR DIFERENTES PROCEDIMENTOS PARA COMPARAR GRANDEZAS;
·         RECONHECER ALGUMAS NOÇÕES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO, PESO E DE VOLUME, PELA UTILIZAÇÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS;
·         MARCAR O TEMPO POR MEIO DE CALENDÁRIO;
·         UTILIZAR DE MANEIRA LÚDICA O DINHEIRO, FAZENDO USO DE LINGUAGEM PRÓPRIA DE NOSSO SISTEMA MONETÁRIO;
·         REPRESENTAR A POSIÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, UTILIZANDO VOCABULÁRIO PERTINENTES NOS JOGOS E BRINCADEIRAS;
·         EXLORAR E IDENTIFICAR AS PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DE OBJETOS E FIGURAS, COMO FORMAS, TIPOS DE CONTORNO, FACES PLANAS, LADOS RETOS...
·         REPRESENTAR BIDIMENSIONALMENTE OBJETOS;
·         IDENTIFICAR PONTOS DE REFERÊNCIAPARA SITUAR-SE OU DESLOCAR-SE NO ESPAÇO;
·         DESCREVER E REPRESENTAR PEQUENOS TRAJETOS E PERCURSOS OBSERVANDO PONTOS DE REFERÊNCIA;
CIÊNCIAS
0 Á 3 ANOS
·         DEMONSTRAR INTERESSE PELO TEMA ABORDADO;
·         PARTICIPAR DE RODAS DE CONVERSAS EXPONDO CONHECIMENTOS E OPINIÕES SOBRE O TEMA ABORDADO;
·         FORMULAR PERGUNTAS CONDIZENTES COM O ASSUNTO EM PAUTA;
·         PARTICIPAR DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÁS TRADIÇÕES CULTURAIS E RETRATEM O TEMA MEIO AMBIENTE;
·         CONHECER E APLICAR NO COTIDIANO PRÁTICAS SIMPLES DE SUSTENTABILIDADE;
·         IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS PAPEIS SOCIAIS EXISTENTES EM SEUS GRUPOS DE CONVÍVIO (COOPERATIVAS, CATADORES DE LIXO,...)
·         OBSERVAR A PAISAGEM LOCAL;
·         LER IMAGENS QUE RETRATEM AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS PAISAGENS AO LONGO DOS ANOS;
·         VALORIZAR ATITUDES DE MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS ESPAÇOS COLETIVOS E DO MEIO AMBIENTE;
4  E 5 ANOS
·         DEMONSTRAR INTERESSE PELO TEMA ABORDADO;
·         PARTICIPAR DE RODAS DE CONVERSAS EXPONDO CONHECIMENTOS E OPINIÕES SOBRE O TEMA ABORDADO;
·         FORMULAR PERGUNTAS CONDIZENTES COM O ASSUNTO EM PAUTA;
·         PARTICIPAR DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÁS TRADIÇÕES CULTURAIS E RETRATEM O TEMA MEIO AMBIENTE;
·         CONHECER E APLICAR NO COTIDIANO PRÁTICAS SIMPLES DE SUSTENTABILIDADE;
·         IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS PAPEIS SOCIAIS EXISTENTES EM SEUS GRUPOS DE CONVÍVIO (COOPERATIVAS, CATADORES DE LIXO,...)
·         OBSERVAR A PAISAGEM LOCAL;
·         LER IMAGENS QUE RETRATEM AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS PAISAGENS AO LONGO DOS ANOS;
·         VALORIZAR ATITUDES DE MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS ESPAÇOS COLETIVOS E DO MEIO AMBIENTE;
·         PARTICIPAR DE FORMA ATIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS;
·         ESTABELECER RELAÇOES SIMPLES NA COMPARAÇÃO DE DADOS;
·         CONFRONTAR IDEIAS COM AS DE OUTRAS CRIANÇAS DE FORMA RESPEITOSA;
·         DEMONSTRAR INTERESSE POR DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÕES COMO OBJETOS, FOTOGRAFIAS, DOCUMENTÁRIOS COM O ACOMPANHAMENTO DA PROFESSORA;
·         LER E INTERPRETAR REGISTROS SOBRE O ASSUNTO EM PAUTA, ATRAVÉS DE DESENHOS, FOTOGRAFIAS E MAQUETES;
·         REGISTRAR INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS ATRAVÉS DE DESENHOS, TEXTOS ORAIS DITADOS AO PROFESSOR, COMUNICAÇÃO ORAL GRAVADAS POR GRAVADOR DE VOZ, ...
·         PARTICIPAR DE OFICINAS DE CONFECÇÃO DE OBJETOS;
·         ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE DIFERENTES ESPÉCIES DE SERES VIVOS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SUAS NECESSIDADES VITAIS;
·         CONHECER E VIVENCIAR CUIDADOS BÁSICOS DE PEQUENOS ANIMAIS E VEGETAIS POR MEIO DE SUA CRIAÇÃO E CULTIVO;
·         CONHECER ALGUMAS ESPÉCIES DA FAUNA E DA FLORA BRASILEIRA E MUNDIAL;
·         PERCEBER OS CUIDADOS NECESSÁRIOS Á PRESERVAÇÃO DA VIDA E DO AMBIENTE;
·         VALORIZAR A VIDA NAS SITUAÇÕES QUE IMPLIQUEM CUIDADOS PRESTADOS A ANIMAIS E PLANTAS;
·         VALORIZAR ATITUDES RELACIONADAS Á SAÚDE E AO BEM ESTAR INDIVIDUAL E COLETIVO;
·         PARTICIPAR DE DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO A OBSERVAÇÃO E A PESQUISA  SOBRE A AÇÃO DE LUZ, CALOR E MOVIMENTO;
DESENVOLVIMENTO
OS OBJETIVOS ACIMA DESCRITOS SERÃO TRABALHADOS TENDO COMO TEMA O MEIO AMBIENTE, SEGUINDO OS SUBTEMAS:
NOSSO MUNDO - PLANETA
O QUE TEM NO NOSSO PLANETA?
COMO CUIDAR DO NOSSO PLANETA?
CADA TURMA PODERÁ DAR MAIOR ENFOQUE NO SUBTEMA DE MAIOR INTERESSE DAS CRIANÇAS.
ESTRATÉGIAS:  NOSSO PLANETINHA ESTÁ COM PROBLEMAS, VAMOS AJUDÁ-LO?
·         SERIADO “PEIXONAUTA”;
·         PROPOR QUESTÕES INTRIGANTES (SITUAÇÕES PROBLEMAS) AO INVÉS DE AULAS EXPOSITIVAS E LONGOS DISCURSOS (EX.: PEIXONAUTA);
·         ELABORAR UMA ENTREVISTA;
·         LER  E /OU ASSISTIR HISTÓRIAS E DOCUMENTÁRIOS;
·         INICIAR UMA RODA DE CONVERSA PARTINDO DE UM CONTO, PARLENDA, ADIVINHA, DITADO POPULAR E OUTRO;
·         RODAS DE CURIOSIDADES;
·         CRIAR CIRCUITOS DE INVESTIGAÇÃO;
·         ENVIAR SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA A CASA PARA PEDIR SOLUÇÕES AOS PAIS;
·         FAZER USO DE NOSSO FOLCLORE PARA ILUSTRAR OS TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE OU SERVIREM COMO PISTAS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS;
RECURSOS:
·         CONTOS E LENDAS;
·         PARLENDAS;
·         ADIVINHAS;
·         DITOS POPULARES;
·         TRAVA-LÍNGUAS;
·         CANTIGAS;
·         UTENSÍLIOS;
·         COMIDAS TÍPICAS;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.