PINGUINHOS: JARDIM

Estamos falando de gente grande! Agora os avanços tomam um rítmo mais acelerado e as aprendizagens se consolidam com maior facilidade.Com crianças com um vocabulário rico, ideias organizadas, raciocínio lógico-matemático em pleno desenvolvimento e uma motricidade de dar inveja as atividades se tornam mais complexas e dasafiadoras. Tudo que essa faixa etária precisa para se "jogar de cabeça" nas atividades propostas.



ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
PROJETO: PIRLIMPIMPIM
SEMANA: 11/03 a 15/03
TURMA DO JARDIM
LETRAMENTO: Vamos trabalhar textos do livro: OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES. MONTEIRO LOBATO. Fantoches. Atividade com tentativa de escrita.
                 Recurso/ Estratégia: Leitura e Rodinha sobre o texto. Teatrinho de Fantoches. Atividade com tentativa de escrita com o auxilio do alfabeto móvel.
                 Objetivo: Reconto da história conhecida com a aproximação as características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos com ou sem a ajuda do professor. Participação em jogos que as crianças leiam, ainda que não façam de maneira convencional.
                 Para que isso aconteça...
                 Mostrar para as crianças o livro que vai ser trabalhado, falar sobre os capítulos, utilização dos fantoches na hora da história e na utilização do alfabeto móvel as crianças vão tentar escrever palavras a partir da pronuncia.
MATEMÁTICA: Vamos confeccionar quebra cabeça dos personagens: Hércules, Minotauro e a Hidra de Lerna.
                  Recurso/ Estratégia: Mostrar imagens relacionadas ao tema para confeccionar o jogo.
                  Objetivo: Comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral e a notação numérica.
                  Para que isto aconteça...
                  Vamos usar a contagem oral para contarmos a quantidade de imagens que serão usadas na confecção do jogo.
NATUREZA E SOCIEDADE: Você já ouviu falar sobre a Grécia Antiga? Curiosidades sobre a Grécia Antiga
                  Recurso/ Estratégia: Rodinha, Vídeo e Apresentação do Mapa Mundi para acharmos a Grécia.
                  Objetivo: Conhecer o modo de ser e viver de grupos sociais.
                  Para que isto aconteça...
                  As crianças vão ter acesso a vídeos e textos sobre a Grécia.
ARTES: Canastrinha da Emilia.
         Recurso/ Estratégia: Confecção da Canastrinha da Emilia com caixa de sapato, tinta guache, retalhos de papel de revistas e fita.
         Objetivo: Criação de pinturas e colagens a partir de seu próprio repertório.
         Para que isto aconteça...
         Durante a confecção da Canastrinha as crianças vão usar de seu próprio repertorio de artes para confecciona-lá.
MOVIMENTO: Brincadeiras do Sitio: Esconde- Esconde.
                 Recurso/ Estratégia: Vamos utilizar todo o espaço físico do pátio para esta brincadeira.
                 Objetivo: Utilização expressiva intencional do movimento em brincadeiras.
                 Para que isto aconteça...
                 Resgatar brincadeiras antigas e fazer um reconhecimento expressivo do próprio corpo durante a brincadeira.
MUSICA: Ouvir e Cantar Musicas do Sitio do Pica Pau Amarelo.
                Recurso/ Estratégia: cd e rádio.
                Objetivo: Interpretação de musicas ou canções diversas.
                Para que isto aconteça...
                Ouvir e repetir musica: acompanhando seu ritmo e sua sequência
Atividades diárias:
Musica na Entrada, Oração, Sorteio do Ajudante do Dia, Calendário e Contagem de Alunos presentes e ausentes.
                                  UMA ÓTIMA SEMANA, TIA LILIAN.


ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
PROJETO: PIRLIMPIMPIM
SEMANA: 04/03 A 08/03
TURMA DO JARDIM
LETRAMENTO: Texto: Narizinho Arrebitado. Confecção do jogo: Vamos descobrir as letras dos nomes dos amigos do Sítio?
                 Recurso/ Estratégia: Leitura e Rodinha sobre o texto. Confecção do jogo junto com as crianças.
                 Objetivo: Reconto da história conhecida com a aproximação as características da história original no que se refere a descrição de personagens, cenários e objetos com ou sem a ajuda do professor. Participação em jogos que as crianças leiam, ainda que não façam de maneira convencional.
                 Para que isso aconteça...
                 Mostrar para as crianças como é divertido jogos silábicos e como é gostoso fazer o reconto de histórias.
MATEMÁTICA: Vamos confeccionar Jogo da Memória da Narizinho.
                  Recurso/ Estratégia: Mostrar imagens relacionadas ao tema para confeccionar o jogo.
                  Objetivo: Comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral e a notação numérica.
                  Para que isto aconteça...
                  Vamos usar a contagem oral para contarmos a quantidade de imagens da Narizinho que serão usadas na confecção do jogo.
NATUREZA E SOCIEDADE: Tia Nastácia é uma ótima quituteira... vamos confeccionar um livro de receitas. Mamãe por favor, para quarta-feira mande uma receita que seja sua ou da vovó bem gostosa para fazermos e colocar no nosso livro.
                  Recurso/ Estratégia: Rodinha sobre a Tia Nastácia e a receita de bolo de fubá que ela faz.
                  Objetivo: Conhecer o modo de ser e viver do presente e do passado.
                  Para que isto aconteça...
                  As crianças vão falar sobre as receitas.
ARTES: Dedoche da Narizinho.
         Recurso/ Estratégia: Confecção do Dedoche com as crianças
         Objetivo: Exploração e utilização de alguns procedimentos para pintar, modelar...
         Para que isto aconteça...
         Durante a confecção do Dedoche as crianças vão usar de seu próprio repertorio para fazê-lo.
MOVIMENTO: Brincadeiras do Sitio: Amarelinha.
                 Recurso/ Estratégia: fazer a amarelinha com giz no chão.
                 Objetivo: Utilização expressiva intencional do movimento em brincadeiras.
                 Para que isto aconteça...
                 Resgatar brincadeiras antigas e fazer um reconhecimento expressivo do próprio corpo durante a brincadeira.
MUSICA: Ouvir e Cantar Musicas do Sitio do Pica Pau Amarelo.
                Recurso/ Estratégia: cd e rádio.
                Objetivo: Interpretação de musicas ou canções diversas.
                Para que isto aconteça...
                Ouvir e repetir musica: acompanhando seu ritmo e sua sequência
Atividades diárias:
Musica na Entrada, Oração, Sorteio do Ajudante do Dia, Calendário e Contagem de Alunos presentes e ausentes.
                                  UMA ÓTIMA SEMANA, TIA LILIAN.


ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
PROJETO: Pirlimpimpim
SEMANA: 25/02 a 01/03
TURMA DO JARDIM
LETRAMENTO: Texto: O Sitio do Pica Pau Amarelo.
                 Recurso/ Estratégia: Leitura do texto. Rodinha sobre curiosidades. Reconhecimento dos Personagens. Atividade com tentativa de escrita.
                 Objetivo: Valorização da Leitura como fonte de prazer e entretenimento.
                 Para que isso aconteça...
                 Mostrar para as crianças como é divertido o mundo da literatura de Monteiro Lobato.
MATEMÁTICA: Vamos confeccionar um sitio de colocar nele a quantidade de personagens que está na história.
                  Recurso/ Estratégia: Mostrar imagens relacionadas ao tema para confeccionar o jogo.
                  Objetivo: Comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral e a notação numérica.
                  Para que isto aconteça...
                  Vamos usar a contagem oral para contarmos a quantidade de personagens que vão ser confeccionadas para o jogo.
NATUREZA E SOCIEDADE: Como é a vida no sítio? É igual à vida na cidade?
                  Recurso/ Estratégia: Texto relacionado ao tema.
                  Objetivo: Conhecer o modo de ser e viver de grupos sociais.
                  Para que isto aconteça...
                  As crianças vão falar sobre suas noções de vida no sítio.
ARTES: Confecção do Espaço Sideral. Como as crianças imaginam este espaço
         Recurso/ Estratégia: Giz de cera cola retalhos de papel, Eva...
         Objetivo: Criação de desenhos, pinturas, colagens a partir de seu próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das artes visuais: linha, ponto...
         Para que isto aconteça...
         Durante a confecção do desenho as crianças vão usar de seu próprio repertorio para fazê-lo.
MOVIMENTO: Pule igual ao Saci.
                 Recurso/ Estratégia: bambolê.
                 Objetivo: Utilização expressiva intencional do movimento em brincadeiras.
                 Para que isto aconteça...
                 Vamos fazer um reconhecimento expressivo do próprio corpo durante a brincadeira.
MUSICA: Ouvir e Cantar Musicas do Sitio do Pica Pau Amarelo.
                Recurso/ Estratégia: cd e rádio.
                Objetivo: Interpretação de musicas ou canções diversas.
                Para que isto aconteça...
                Ouvir e repetir musica: acompanhando seu ritmo e sua sequência
Atividades diárias:
Musica na Entrada, Oração, Sorteio do Ajudante do Dia, Calendário e Contagem de Alunos presentes e ausentes.
                                  UMA ÓTIMA SEMANA, TIA LILIAN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.