ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
PROJETO: PIRLIMPIMPIM
SEMANA: 11/03 a 15/03
TURMA DO JARDIM
LETRAMENTO: Vamos trabalhar textos do livro: OS DOZE TRABALHOS DE
HÉRCULES. MONTEIRO LOBATO. Fantoches. Atividade com tentativa de escrita.
Recurso/ Estratégia: Leitura e
Rodinha sobre o texto. Teatrinho de Fantoches. Atividade com tentativa de
escrita com o auxilio do alfabeto móvel.
Objetivo:
Reconto da história conhecida com a aproximação as características da história
original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos com
ou sem a ajuda do professor. Participação em jogos que as crianças leiam,
ainda que não façam de maneira convencional.
Para que
isso aconteça...
Mostrar para as crianças o
livro que vai ser trabalhado, falar sobre os capítulos, utilização dos
fantoches na hora da história e na utilização do alfabeto móvel as crianças
vão tentar escrever palavras a partir da pronuncia.
|
MATEMÁTICA: Vamos confeccionar quebra cabeça dos personagens: Hércules,
Minotauro e a Hidra de Lerna.
Recurso/ Estratégia: Mostrar imagens relacionadas
ao tema para confeccionar o jogo.
Objetivo:
Comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral e a notação numérica.
Para que isto aconteça...
Vamos usar a contagem oral
para contarmos a quantidade de imagens que serão usadas na confecção do jogo.
|
NATUREZA E SOCIEDADE: Você já ouviu falar sobre a Grécia Antiga?
Curiosidades sobre a Grécia Antiga
Recurso/ Estratégia: Rodinha, Vídeo e Apresentação
do Mapa Mundi para acharmos a Grécia.
Objetivo:
Conhecer o modo de ser e viver de grupos sociais.
Para que
isto aconteça...
As crianças vão ter acesso
a vídeos e textos sobre a Grécia.
|
ARTES: Canastrinha da Emilia.
Recurso/ Estratégia: Confecção da Canastrinha da
Emilia com caixa de sapato, tinta guache, retalhos de papel de revistas e
fita.
Objetivo: Criação de pinturas e
colagens a partir de seu próprio repertório.
Para
que isto aconteça...
Durante a confecção da Canastrinha as
crianças vão usar de seu próprio repertorio de artes para confecciona-lá.
|
MOVIMENTO: Brincadeiras do Sitio: Esconde- Esconde.
Recurso/ Estratégia: Vamos utilizar todo o espaço
físico do pátio para esta brincadeira.
Objetivo:
Utilização expressiva intencional do movimento em brincadeiras.
Para que isto aconteça...
Resgatar brincadeiras
antigas e fazer um reconhecimento expressivo do próprio corpo durante a
brincadeira.
|
MUSICA: Ouvir e Cantar Musicas do Sitio do Pica Pau Amarelo.
Recurso/ Estratégia: cd e rádio.
Objetivo:
Interpretação de musicas ou canções diversas.
Para que
isto aconteça...
Ouvir e repetir musica:
acompanhando seu ritmo e sua sequência
|
Atividades diárias:
Musica na Entrada,
Oração, Sorteio do Ajudante do Dia, Calendário e Contagem de Alunos presentes e
ausentes.
UMA ÓTIMA SEMANA, TIA LILIAN.
ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
PROJETO: PIRLIMPIMPIM
SEMANA: 04/03 A 08/03
TURMA DO JARDIM
LETRAMENTO: Texto: Narizinho Arrebitado. Confecção do jogo: Vamos
descobrir as letras dos nomes dos amigos do Sítio?
Recurso/ Estratégia: Leitura e
Rodinha sobre o texto. Confecção do jogo junto com as crianças.
Objetivo:
Reconto da história conhecida com a aproximação as características da
história original no que se refere a descrição de personagens, cenários e
objetos com ou sem a ajuda do professor. Participação em jogos que as
crianças leiam, ainda que não façam de maneira convencional.
Para que
isso aconteça...
Mostrar para as crianças
como é divertido jogos silábicos e como é gostoso fazer o reconto de
histórias.
|
MATEMÁTICA: Vamos confeccionar Jogo da Memória da Narizinho.
Recurso/ Estratégia: Mostrar imagens relacionadas
ao tema para confeccionar o jogo.
Objetivo:
Comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral e a notação numérica.
Para que isto aconteça...
Vamos usar a contagem oral
para contarmos a quantidade de imagens da Narizinho que serão usadas na
confecção do jogo.
|
NATUREZA E SOCIEDADE: Tia Nastácia é uma ótima quituteira... vamos
confeccionar um livro de receitas. Mamãe por favor, para quarta-feira mande
uma receita que seja sua ou da vovó bem gostosa para fazermos e colocar no
nosso livro.
Recurso/ Estratégia: Rodinha sobre a Tia Nastácia
e a receita de bolo de fubá que ela faz.
Objetivo:
Conhecer o modo de ser e viver do presente e do passado.
Para que
isto aconteça...
As crianças vão falar sobre
as receitas.
|
ARTES: Dedoche da Narizinho.
Recurso/ Estratégia: Confecção do Dedoche com as
crianças
Objetivo: Exploração e utilização de
alguns procedimentos para pintar, modelar...
Para que isto aconteça...
Durante a confecção do Dedoche as crianças
vão usar de seu próprio repertorio para fazê-lo.
|
MOVIMENTO: Brincadeiras do Sitio: Amarelinha.
Recurso/ Estratégia: fazer a amarelinha com giz no
chão.
Objetivo:
Utilização expressiva intencional do movimento em brincadeiras.
Para que isto aconteça...
Resgatar brincadeiras
antigas e fazer um reconhecimento expressivo do próprio corpo durante a
brincadeira.
|
MUSICA: Ouvir e Cantar Musicas do Sitio do Pica Pau Amarelo.
Recurso/ Estratégia: cd e rádio.
Objetivo:
Interpretação de musicas ou canções diversas.
Para que
isto aconteça...
Ouvir e repetir musica:
acompanhando seu ritmo e sua sequência
|
Atividades diárias:
Musica na Entrada,
Oração, Sorteio do Ajudante do Dia, Calendário e Contagem de Alunos presentes e
ausentes.
UMA ÓTIMA SEMANA, TIA LILIAN.
ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
PROJETO: Pirlimpimpim
SEMANA: 25/02 a 01/03
TURMA DO JARDIM
LETRAMENTO: Texto: O Sitio do Pica Pau Amarelo.
Recurso/ Estratégia: Leitura do
texto. Rodinha sobre curiosidades. Reconhecimento dos Personagens. Atividade
com tentativa de escrita.
Objetivo:
Valorização da Leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Para que
isso aconteça...
Mostrar para as crianças
como é divertido o mundo da literatura de Monteiro Lobato.
|
MATEMÁTICA: Vamos confeccionar um sitio de colocar nele a quantidade
de personagens que está na história.
Recurso/ Estratégia: Mostrar imagens relacionadas
ao tema para confeccionar o jogo.
Objetivo:
Comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral e a notação numérica.
Para que isto aconteça...
Vamos usar a contagem oral
para contarmos a quantidade de personagens que vão ser confeccionadas para o
jogo.
|
NATUREZA E SOCIEDADE: Como é a vida no sítio? É igual à vida na
cidade?
Recurso/ Estratégia: Texto relacionado ao tema.
Objetivo:
Conhecer o modo de ser e viver de grupos sociais.
Para que
isto aconteça...
As crianças vão falar sobre
suas noções de vida no sítio.
|
ARTES: Confecção do Espaço Sideral. Como as crianças imaginam este
espaço
Recurso/ Estratégia: Giz de cera cola retalhos de
papel, Eva...
Objetivo: Criação de desenhos,
pinturas, colagens a partir de seu próprio repertório e da utilização de
elementos da linguagem das artes visuais: linha, ponto...
Para que isto aconteça...
Durante a confecção do desenho as crianças
vão usar de seu próprio repertorio para fazê-lo.
|
MOVIMENTO: Pule igual ao Saci.
Recurso/ Estratégia: bambolê.
Objetivo:
Utilização expressiva intencional do movimento em brincadeiras.
Para que isto aconteça...
Vamos fazer um
reconhecimento expressivo do próprio corpo durante a brincadeira.
|
MUSICA: Ouvir e Cantar Musicas do Sitio do Pica Pau Amarelo.
Recurso/ Estratégia: cd e rádio.
Objetivo:
Interpretação de musicas ou canções diversas.
Para que
isto aconteça...
Ouvir e repetir musica:
acompanhando seu ritmo e sua sequência
|
Atividades diárias:
Musica na Entrada,
Oração, Sorteio do Ajudante do Dia, Calendário e Contagem de Alunos presentes e
ausentes.
UMA ÓTIMA SEMANA, TIA LILIAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.