Projeto: "oh, escuta"


ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE
PROJETO : “Óh, ESCUTA...”
CLIENTELA: BERÇÁRIO Á JARDIM
DURAÇÃO: 2º BIMESTRE
JUSTIFICATIVA: GRANDE PARTE DOS ESTÍMULOS QUE RECEBEMOS DIARIAMENTE NOS CHEGA ATRAVÉS DA AUDIÇÃO.
 QUE TAL EXPLORARMOS UM POUCO MAIS ESTE SENTIDO E ATENTARMOS PARA O QUÃO ELE NOS É ÚTIL NO DIA-Á-DIA E O QUANTO ELE INFLUENCIA NOSSO COMPORTAMENTO? 
5.REAÇÃO
EM UMA ÉPOCA EM QUE OS SONS SÃO TÃO EXPLORADOS E USADOS DAS MAIS DIVERSAS FORMAS PARA ATINGIR OS MAIS VARIADOS OBJETIVOS TAMBÉM, VAMOS PRESTAR UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO NO QUE  CHEGA  AOS NOSSOS OUVIDOS ATRAVÉS DE MÚSICAS, HISTÓRIAS, NOTÍCIAS, RECADOS, PEDIDOS, PROPAGANDAS, BARULHOS URBANOS OU  SONS NATURAIS.
O “OUVIR” É NATO, MAS O “ESCUTAR “É CULTIVADO.
1.OUVIR
2.AÇÃO
AÇÃO CONSCIENTE
4.ESCUTAR
 


3.EMOÇÃO
                                                       

EX.:
1.       VOCÊ OUVE ALGO DE que NÃO GOSTA;
2.       VOCÊ BATE;
3.       PORQUE DESPERTOU RAIVA EM VOCÊ;
4.       QUANDO VOCÊ ESCUTA, ANALISA O PORQUÊ DO QUE OUVIU: SE DEU MOTIVO OU SE O SENTIMENTO MOTIVADOR DA AÇÃO ESTÁ NO OUTRO;
5.       ENTÃO VOCÊ REAGE: PEDE DESCULPAS, CORRIGE A AÇÃO OU SIMPLESMENTE IGNORA.
EX 2:
1.       VOCÊ OUVE  OU SE LEMBRA DE UMA MÚSICA;
2.       VOCÊ DANÇA;
3.       PORQUE DESPERTOU ALEGRIA EM VOCÊ;
4.       VOCÊ OBSERVA SE LOCAL PERMITE QUE VOCÊ DANCE OU SIMPLESMENTE MEXA ALGUNS DEDINHOS, PRESTA ATENÇÃO NA LETRA E ANALISA SE PODE SER REPETIDA;
5.       ESTÁ NO MEIO DE UM SHOW? PODE PULAR , CANTAR E DANÇAR Á VONTADE!
EX 3 :
1.       VOCÊ ASSISTE NO NOTICIÁRIO O PEDIDO DE ROUPAS PARA UM RECÉM NASCIDO ABANDONADO;
2.       VOCÊ CHORA COM A  FRIEZA DO SER HUMANO POR ABANDONAR UM SER TÃO FRÁGIL;
3.       VOCÊ FICA DESILUDIDO COM O SER HUMANO;
4.       VOCÊ ESCUTA E SE LEMBRA DE QUEM ROUPINHAS GUARDADAS Á ANOS DO SEU FILHO QUE HOJE ESTÁ COM 23 ANOS...
5.       ... E RESOLVE DOÁ-LAS.
“Ouvir está mais ligado aos sentidos da audição,
ao próprio ouvido. "Entender, perceber pelo sentido do
ouvido" (Michaelis - Moderno Dicionário da Língua
Portuguesa - grifos nossos). Embora também possua os significados
de "(...) escutar o discurso, as razões, os conselhos,
etc" (Michaelis - Moderno Dicionário da Língua
Portuguesa - grifos nossos). Porém, aqui, já entra a
função do termo escutar.

Escutar, por sua vez, significa "(...) prestar atenção
para ouvir; dar atenção a; ouvir, sentir, perceber..."
(Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
- grifos nossos). Ou ainda: "tornar-se ou estar atento para ouvir;
dar ouvidos a; aplicar o ouvido com atenção para perceber
ou ouvir..." (Novo Aurélio - grifos nossos).”
Fonte(s):
A ESCUTA ANALÍTICA - A DIFERENÇA ENTRE OUVIR E ESCUTAR
Por: Marcia Vasconcellos de Lima e Silva
 

PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE TUDO QUE OUVIMOS CAUSA EM NÓS UMA AÇÃO OU UMA EMOÇÃO, SE DERMOS A DEVIDA ATENÇÃO AO QUE NOS CHEGA ATRAVÉS DE ESTÍMULOS SONOROS ALIADOS Á CAPACIDADE DE REFLEXÃO, MUDAREMOS O SIMPLES COMPORTAMENTO DE REFLEXO PARA UMA REAÇÃO CONSCIENTE Á ELES.
PARA COM NOSSA CLIENTELA, NÃO QUEREMOS CHEGAR NO AUGE DE SE AGIR CONSCIENTEMENTE DEPOIS DE RECEBER UM ESTÍMULO SONORO, MAS PODEMOS SIM, DESPERTAR NELES A ATENÇÃO PARA OS MAIS DIVERSIFICADOS SONS QUE CHEGAM ATÉ ELES O TEMPO TODO  E QUE PARA CADA UM DELES, ESPERA-SE UM COMPORTAMENTO.
COM MÚSICA, DANÇAMOS E/OU CANTAMOS JUNTOS, COM HISTÓRIAS IMAGINAMOS E FICAMOS EM SILÊNCIO, COM PEDIDOS OU ORDENS REALIZAMOS O QUE FOI PEDIDO, COM CAMPANHAS, ABRAÇAMOS OU NÃO, DE ACORDO COM O QUE ACREDITAMOS E ASSIM POR ADIANTE.
O ESCUTAR, OU SEJA TER ATENÇÃO PARA OUVIR,  É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM.
OBJETIVO GERAL: DESPERTAR A ATENÇÃO PARA O “SENTIDO” DO OUVIR, DANDO SIGNIFICADO E IMPORTANCIA PARA O QUE  SE OUVE, OU SEJA, APRENDER Á ESCUTAR.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         CONHECER E LOCALIZAR O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA AUDIÇÃO;
·         DOMINAR CUIDADOS SIMPLES COM OS OUVIDOS;
·         IDENTIFICAR OS SONS PRODUZIDOS POR INSTRUMENTOS MUSICAIS, PELOS PRODUZIDOS POR ELEMENTOS DA NATUREZA, PELO NOSSO CORPO E EMITIDOS POR ALGUNS ANIMAIS;
·         DESPERTAR O INTERESSE POR LIVROS E HISTÓRIAS;
·         DESPERTAR A ATENÇÃO PELAS NOTÍCIAS E CAMPANHAS VEICULADAS PELA MÍDIA;
·         INCENTIVAR A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE;
·         REALIZAR AÇÕES  SIMPLES ORIENTADAS VERBALMENTE;
·         APRENDER A ESCUTAR, OU SEJA DISPENSAR ATENÇÃO PARA OUVIR;
DESENVOLVIMENTO:
·          PEDIR ÁS CRIANÇAS QUE TRAGAM PARA A ESCOLA ALGO QUE FAÇA BARULHO OU QUE SE POSSA OUVIR;
·         DEIXAR QUE BRINQUEM E EXPLOREM OS SONS PRODUZIDOS PELOS OBJETOS TRAZIDOS;
·         CLASSIFICAR OS SONS PRODUZIDOS EM ALTO, BAIXO, FINO(AGUDO) , GROSSO(GRAVE);
·         PRODUZIR UMA SEQUÊNCIA DE SONS COM OSBJETOS TRAZIDOS, OU SEJA , IMPROVISAR UMA MÚSICA INSTRUMENTAL;
·         DESCOBRIR O SENTIDO DA AUDIÇÃO E O ÓRGÃO RESPONSÁVEL POR ELA;
·         PESQUISAR: O QUE PODEMOS OUVIR – CONHECIMENTO PRÉVIO;
·         PODEMOS OUVIR MAIS: APRESENTAR “MAIS” COISAS QUE PODEMOS OUVIR;
·         CLASSIFICAR  O QUE OUVIMOS DIVIDINDO EM CATEGORIAS COMO: HISTÓRIAS, POESIAS, MÚSICAS, PROPAGANDAS, RECADOS, PEDIDOS, SONS DA NATUREZA, BARULHOS URBANOS, E OUTROS.
·         EXPLORAR HISTÓRIAS NARRADAS POR UM TERCEIRO, A EXEMPLOS DOS CDS DOS  CONTOS CLÁSSICOS , CHAMANDO A ATENÇÃO PARA A AUSÊNCIA DO NARRADOR;
·         ESCUTAR VARIADOS ESTILOS DE MÚSICAS, CHAMANDO A ATENÇÃO PARA A LETRA E PARTES DA MESMA (PARTES REPETIDAS, ...)  RÍTMO E INTENSIDADE;
·         ESCUTAR POESIAS COM ou SEM RIMAS;
·         PRESTAR ATENÇÃO NOS SONS DA NATUREZA;
·         DESCOBRIR OS SONS DA CIDADE;
·         DIRECIONAR A ATENÇÃO PARA NOTICIÁRIOS;
·         CLASSIFICAR AS NOTÍCIAS EM BOAS E RUINS;
·         EXPLORAR BRINCADEIRAS VERBAIS COMO PARLENDAS, CHEFINHO MANDOU, MACACO SIMÃO, TELEFONE SEM FIO, HISTÓRIAS GINASTICADAS E/OU CANTADAS;
·         GRAVAR SONS PRODUZIDOS PELA TURMA;
·         PROMOVER A ESCUTA DOS SONS PRODUZIDOS;
·         INICIAR A BANDINHA DA ESCOLA;
ESTRATÉGIAS:
·         RODINHAS DE CONVERSA;
·         PESQUISAS ;
·         CONFECCIONAR UM QUADRO CLASSIFICATÓRIO DE SONS (DA NATUREZA, INSTRUMENTAL, BARULHOS URBANOS,...);
·         OUVIR CDS DE HISTÓRIAS E MÚSICAS;
·         EMPRÉSTIMO DE CDS PARA ESCUTA EM CASA COM FAMILIARES COM CONTEÚDO DIVERSIFICADO: MÚSICAS, PARLENDAS, CONTOS, SONS VARIADOS, ...
·         ASSISTIR NOTICIÁRIOS;
·         CAIXA SURPRESA;
·         HORA DA NOVIDADE;
·         HORA DA NOTÍCIA;
·         SACOLINHA PARA EMPRÉSTIMOS DE CDS;
·         OFICINA DO SOM PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS;
·         STÚDIO SONORO – GRAVADORA
·         CORAL OU SARAU;
·         ATENDER Á UM PEDIDO FEITO EM ALGUM NOTICIÁRIO (CÂMERA VERDADE);
·         DESENVOLVER UMA CAMPANHA QUE ESTEJA SENDO VEICULADA PELA TV – CAMPANHAS DE DOAÇÃO DE AGASALHOS;
RECURSOS:
·         CDS;
·         TV;
·         INSTRUMENTOS MUSICAIS;
·         SUCATA;
·         FILMADORA;
·         GRAVADOR;
·         LIVROS;
·         JORNAIS;
CONTEÚDO
CIÊNCIAS: A ORELHA E O OUVIDO
·         COMO EU OUÇO?
·         ONDE FICAM OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA AUDIÇÃO;
·         COMO FUNCIONAM;
·         CUIDADOS E HIGIENIZAÇÃO;
·         DOENÇAS;
·          EXPLORAÇÃO  DE OBJETOS LIGADOS Á AUDIÇÃO, OUVIDO OU ORELHA COMO FONES DE OUVIDO, PROTETOR AURICULAR,...
·         EXPLORAÇÃO   E CONHECIMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E OBRAS PRODUZIDAS COM ELES (MÚSICAS);
ARTES:
·         PRODUÇÃO ARTÍSTICA  ATRAVÉS DE ESTÍMULOS SONOROS: DESENHO, ESCULTURA, PINTURA, ...
·         APRECIAÇÃO DE MÚSICAS DE RÍTMOS E ESTILOS VARIADOS E ESTUDO SOBRE ELES;
·         ESCUTA, IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SONS;
·         CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS A PARTIR DE SUCATAS;
MATEMÁTICA:
·         RÍTMO: SEQUÊNCIA SOM/SILÊNCIO, INSTRUMENTO, PALMAS, LIGADOS Á SEQUÊNCIA NUMÉRICA CARDINAL E ORDINAL;
·         CALENDÁRIO;
·         EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PRESENTE NOS TEXTOS, MÚSICAS E OU POESIAS TRABALHADAS;
·         REGISTRO POR MEIO DE DESENHOS E/OU PRODUÇÕES COLETIVAS DOS  JOGOS, BRINCADEIRAS, MÚSICAS OU PARLENDAS QUE CONTENHAM LINGUAGEM MATEMÁTICA;
·         CONTAGEM E NOTAÇÃO NUMÉRICA ;
·         VIVÊNCIA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS: DENTRO/FORA, ALTO/BAIXO, PRIMEIRO/ÚLTIMO, FRENTE/TRÁS, MUITO/POUCO, CHEIO/VAZIO E METADE/INTEIRO.
·         RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO IDEIAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;
MOVIMENTO:
·         RÍTMO E SEQUÊNCIA;
·         PULAR  CORDA ;
·         BANDINHA RÍTMICA;
·         LATERALIDADE : DIREITA/ESQUERDA/FRENTE/TRÁS;
LETRAMENTO:
·         LEITURA  FEITA PELO PROFESSOR E PELO ALUNO DE FORMA NÃO CONVENCIONAL DE TEXTOS VARIADOS;
·         REGISTRO DE MÚSICAS, POESIAS E DOS CONTOS CLÁSSICOS CHAPEUZINHO VERMELHO, OS TRÊS PORQUINHOS, CINDERELA, BRANCA DE NEVE, PINÓQUIO, E OUTROS;
·         ESCUTA DE NOTÍCIAS;
·         PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS OU TEXTOS INFORMATIVOS;
·         ESCRITA DE PROPRIO PUNHO RESPEITANDO O NÍVEL  EM QUE SE ENCONTRAM;
·         RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME  E DOS COLEGAS EM SITUAÇÕES QUE SE FIZER NECESSÁRIO;
CULMINÂNCIA:   FESTA JUNINA – 24/06 (DOMINGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.