PROJETO : “Óh, ESCUTA...”
CLIENTELA:
BERÇÁRIO Á JARDIM
DURAÇÃO: 2º
BIMESTRE
JUSTIFICATIVA: GRANDE PARTE DOS ESTÍMULOS QUE RECEBEMOS DIARIAMENTE
NOS CHEGA ATRAVÉS DA AUDIÇÃO.
QUE TAL EXPLORARMOS UM POUCO MAIS ESTE SENTIDO
E ATENTARMOS PARA O QUÃO ELE NOS É ÚTIL NO DIA-Á-DIA E O QUANTO ELE INFLUENCIA
NOSSO COMPORTAMENTO?
5.REAÇÃO
|
O “OUVIR” É NATO, MAS O “ESCUTAR
“É CULTIVADO.
1.OUVIR
|
2.AÇÃO
|
AÇÃO CONSCIENTE
|
4.ESCUTAR
|
3.EMOÇÃO
|
EX.:
1.
VOCÊ OUVE ALGO DE que NÃO GOSTA;
2.
VOCÊ BATE;
3.
PORQUE DESPERTOU RAIVA EM VOCÊ;
4.
QUANDO VOCÊ ESCUTA, ANALISA O PORQUÊ DO QUE
OUVIU: SE DEU MOTIVO OU SE O SENTIMENTO MOTIVADOR DA AÇÃO ESTÁ NO OUTRO;
5.
ENTÃO VOCÊ REAGE: PEDE DESCULPAS, CORRIGE A AÇÃO
OU SIMPLESMENTE IGNORA.
EX 2:
1.
VOCÊ OUVE
OU SE LEMBRA DE UMA MÚSICA;
2.
VOCÊ DANÇA;
3.
PORQUE DESPERTOU ALEGRIA EM VOCÊ;
4.
VOCÊ OBSERVA SE LOCAL PERMITE QUE VOCÊ DANCE OU
SIMPLESMENTE MEXA ALGUNS DEDINHOS, PRESTA ATENÇÃO NA LETRA E ANALISA SE PODE
SER REPETIDA;
5.
ESTÁ NO MEIO DE UM SHOW? PODE PULAR , CANTAR E
DANÇAR Á VONTADE!
EX 3 :
1.
VOCÊ ASSISTE NO NOTICIÁRIO O PEDIDO DE ROUPAS
PARA UM RECÉM NASCIDO ABANDONADO;
2.
VOCÊ CHORA COM A
FRIEZA DO SER HUMANO POR ABANDONAR UM SER TÃO FRÁGIL;
3.
VOCÊ FICA DESILUDIDO COM O SER HUMANO;
4.
VOCÊ ESCUTA E SE LEMBRA DE QUEM ROUPINHAS
GUARDADAS Á ANOS DO SEU FILHO QUE HOJE ESTÁ COM 23 ANOS...
5.
... E RESOLVE DOÁ-LAS.
“Ouvir está mais ligado
aos sentidos da audição,
ao próprio ouvido. "Entender, perceber pelo sentido do
ouvido" (Michaelis - Moderno Dicionário da Língua
Portuguesa - grifos nossos). Embora também possua os significados
de "(...) escutar o discurso, as razões, os conselhos,
etc" (Michaelis - Moderno Dicionário da Língua
Portuguesa - grifos nossos). Porém, aqui, já entra a
função do termo escutar.
Escutar, por sua vez, significa "(...) prestar atenção
para ouvir; dar atenção a; ouvir, sentir, perceber..."
(Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
- grifos nossos). Ou ainda: "tornar-se ou estar atento para ouvir;
dar ouvidos a; aplicar o ouvido com atenção para perceber
ou ouvir..." (Novo Aurélio - grifos nossos).”
ao próprio ouvido. "Entender, perceber pelo sentido do
ouvido" (Michaelis - Moderno Dicionário da Língua
Portuguesa - grifos nossos). Embora também possua os significados
de "(...) escutar o discurso, as razões, os conselhos,
etc" (Michaelis - Moderno Dicionário da Língua
Portuguesa - grifos nossos). Porém, aqui, já entra a
função do termo escutar.
Escutar, por sua vez, significa "(...) prestar atenção
para ouvir; dar atenção a; ouvir, sentir, perceber..."
(Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
- grifos nossos). Ou ainda: "tornar-se ou estar atento para ouvir;
dar ouvidos a; aplicar o ouvido com atenção para perceber
ou ouvir..." (Novo Aurélio - grifos nossos).”
Fonte(s):
A ESCUTA ANALÍTICA - A DIFERENÇA ENTRE OUVIR E ESCUTAR
Por: Marcia Vasconcellos de Lima e Silva
Por: Marcia Vasconcellos de Lima e Silva
PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE
TUDO QUE OUVIMOS CAUSA EM NÓS UMA AÇÃO OU UMA EMOÇÃO, SE DERMOS A DEVIDA ATENÇÃO AO QUE NOS CHEGA ATRAVÉS DE
ESTÍMULOS SONOROS ALIADOS Á CAPACIDADE DE REFLEXÃO, MUDAREMOS O SIMPLES
COMPORTAMENTO DE REFLEXO PARA UMA REAÇÃO
CONSCIENTE Á ELES.
PARA COM NOSSA CLIENTELA, NÃO
QUEREMOS CHEGAR NO AUGE DE SE AGIR CONSCIENTEMENTE DEPOIS DE RECEBER UM
ESTÍMULO SONORO, MAS PODEMOS SIM, DESPERTAR NELES A ATENÇÃO PARA OS MAIS
DIVERSIFICADOS SONS QUE CHEGAM ATÉ ELES O TEMPO TODO E QUE PARA CADA UM DELES, ESPERA-SE UM
COMPORTAMENTO.
COM MÚSICA, DANÇAMOS E/OU
CANTAMOS JUNTOS, COM HISTÓRIAS IMAGINAMOS E FICAMOS EM SILÊNCIO, COM PEDIDOS OU
ORDENS REALIZAMOS O QUE FOI PEDIDO, COM CAMPANHAS, ABRAÇAMOS OU NÃO, DE ACORDO
COM O QUE ACREDITAMOS E ASSIM POR ADIANTE.
O ESCUTAR, OU SEJA TER ATENÇÃO
PARA OUVIR, É FUNDAMENTAL PARA A
APRENDIZAGEM.
OBJETIVO GERAL: DESPERTAR A ATENÇÃO PARA O “SENTIDO” DO OUVIR, DANDO SIGNIFICADO E IMPORTANCIA PARA O QUE SE OUVE, OU SEJA, APRENDER Á ESCUTAR.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
CONHECER E LOCALIZAR O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA
AUDIÇÃO;
·
DOMINAR CUIDADOS SIMPLES COM OS OUVIDOS;
·
IDENTIFICAR OS SONS PRODUZIDOS POR INSTRUMENTOS
MUSICAIS, PELOS PRODUZIDOS POR ELEMENTOS DA NATUREZA, PELO NOSSO CORPO E EMITIDOS
POR ALGUNS ANIMAIS;
·
DESPERTAR O INTERESSE POR LIVROS E HISTÓRIAS;
·
DESPERTAR A ATENÇÃO PELAS NOTÍCIAS E CAMPANHAS
VEICULADAS PELA MÍDIA;
·
INCENTIVAR A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE;
·
REALIZAR AÇÕES
SIMPLES ORIENTADAS VERBALMENTE;
·
APRENDER A ESCUTAR, OU SEJA DISPENSAR ATENÇÃO
PARA OUVIR;
DESENVOLVIMENTO:
·
PEDIR ÁS
CRIANÇAS QUE TRAGAM PARA A ESCOLA ALGO QUE FAÇA BARULHO OU QUE SE POSSA OUVIR;
·
DEIXAR QUE BRINQUEM E EXPLOREM OS SONS
PRODUZIDOS PELOS OBJETOS TRAZIDOS;
·
CLASSIFICAR OS SONS PRODUZIDOS EM ALTO, BAIXO,
FINO(AGUDO) , GROSSO(GRAVE);
·
PRODUZIR UMA SEQUÊNCIA DE SONS COM OSBJETOS
TRAZIDOS, OU SEJA , IMPROVISAR UMA MÚSICA INSTRUMENTAL;
·
DESCOBRIR O SENTIDO DA AUDIÇÃO E O ÓRGÃO
RESPONSÁVEL POR ELA;
·
PESQUISAR: O QUE PODEMOS OUVIR – CONHECIMENTO
PRÉVIO;
·
PODEMOS OUVIR MAIS: APRESENTAR “MAIS” COISAS QUE
PODEMOS OUVIR;
·
CLASSIFICAR
O QUE OUVIMOS DIVIDINDO EM CATEGORIAS COMO: HISTÓRIAS, POESIAS, MÚSICAS,
PROPAGANDAS, RECADOS, PEDIDOS, SONS DA NATUREZA, BARULHOS URBANOS, E OUTROS.
·
EXPLORAR HISTÓRIAS NARRADAS POR UM TERCEIRO, A
EXEMPLOS DOS CDS DOS CONTOS CLÁSSICOS ,
CHAMANDO A ATENÇÃO PARA A AUSÊNCIA DO NARRADOR;
·
ESCUTAR VARIADOS ESTILOS DE MÚSICAS, CHAMANDO A
ATENÇÃO PARA A LETRA E PARTES DA MESMA (PARTES REPETIDAS, ...) RÍTMO E INTENSIDADE;
·
ESCUTAR POESIAS COM ou SEM RIMAS;
·
PRESTAR ATENÇÃO NOS SONS DA NATUREZA;
·
DESCOBRIR OS SONS DA CIDADE;
·
DIRECIONAR A ATENÇÃO PARA NOTICIÁRIOS;
·
CLASSIFICAR AS NOTÍCIAS EM BOAS E RUINS;
·
EXPLORAR BRINCADEIRAS VERBAIS COMO PARLENDAS,
CHEFINHO MANDOU, MACACO SIMÃO, TELEFONE SEM FIO, HISTÓRIAS GINASTICADAS E/OU
CANTADAS;
·
GRAVAR SONS PRODUZIDOS PELA TURMA;
·
PROMOVER A ESCUTA DOS SONS PRODUZIDOS;
·
INICIAR A BANDINHA DA ESCOLA;
ESTRATÉGIAS:
·
RODINHAS DE CONVERSA;
·
PESQUISAS ;
·
CONFECCIONAR UM QUADRO CLASSIFICATÓRIO DE SONS
(DA NATUREZA, INSTRUMENTAL, BARULHOS URBANOS,...);
·
OUVIR CDS DE HISTÓRIAS E MÚSICAS;
·
EMPRÉSTIMO DE CDS PARA ESCUTA EM CASA COM
FAMILIARES COM CONTEÚDO DIVERSIFICADO: MÚSICAS, PARLENDAS, CONTOS, SONS
VARIADOS, ...
·
ASSISTIR NOTICIÁRIOS;
·
CAIXA SURPRESA;
·
HORA DA NOVIDADE;
·
HORA DA NOTÍCIA;
·
SACOLINHA PARA EMPRÉSTIMOS DE CDS;
·
OFICINA DO SOM PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS;
·
STÚDIO SONORO – GRAVADORA
·
CORAL OU SARAU;
·
ATENDER Á UM PEDIDO FEITO EM ALGUM NOTICIÁRIO
(CÂMERA VERDADE);
·
DESENVOLVER UMA CAMPANHA QUE ESTEJA SENDO
VEICULADA PELA TV – CAMPANHAS DE DOAÇÃO DE AGASALHOS;
RECURSOS:
·
CDS;
·
TV;
·
INSTRUMENTOS MUSICAIS;
·
SUCATA;
·
FILMADORA;
·
GRAVADOR;
·
LIVROS;
·
JORNAIS;
CONTEÚDO
CIÊNCIAS: A ORELHA E O OUVIDO
·
COMO EU OUÇO?
·
ONDE FICAM OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA AUDIÇÃO;
·
COMO FUNCIONAM;
·
CUIDADOS E HIGIENIZAÇÃO;
·
DOENÇAS;
·
EXPLORAÇÃO
DE OBJETOS LIGADOS Á AUDIÇÃO, OUVIDO OU ORELHA COMO FONES DE OUVIDO,
PROTETOR AURICULAR,...
·
EXPLORAÇÃO
E CONHECIMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E OBRAS PRODUZIDAS COM ELES
(MÚSICAS);
ARTES:
·
PRODUÇÃO ARTÍSTICA ATRAVÉS DE ESTÍMULOS SONOROS: DESENHO,
ESCULTURA, PINTURA, ...
·
APRECIAÇÃO DE MÚSICAS DE RÍTMOS E ESTILOS
VARIADOS E ESTUDO SOBRE ELES;
·
ESCUTA, IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SONS;
·
CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS A PARTIR DE
SUCATAS;
MATEMÁTICA:
·
RÍTMO: SEQUÊNCIA SOM/SILÊNCIO, INSTRUMENTO,
PALMAS, LIGADOS Á SEQUÊNCIA NUMÉRICA CARDINAL E ORDINAL;
·
CALENDÁRIO;
·
EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PRESENTE NOS
TEXTOS, MÚSICAS E OU POESIAS TRABALHADAS;
·
REGISTRO POR MEIO DE DESENHOS E/OU PRODUÇÕES
COLETIVAS DOS JOGOS, BRINCADEIRAS,
MÚSICAS OU PARLENDAS QUE CONTENHAM LINGUAGEM MATEMÁTICA;
·
CONTAGEM E NOTAÇÃO NUMÉRICA ;
·
VIVÊNCIA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS: DENTRO/FORA,
ALTO/BAIXO, PRIMEIRO/ÚLTIMO, FRENTE/TRÁS, MUITO/POUCO, CHEIO/VAZIO E
METADE/INTEIRO.
·
RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO
IDEIAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;
MOVIMENTO:
·
RÍTMO E SEQUÊNCIA;
·
PULAR CORDA ;
·
BANDINHA RÍTMICA;
·
LATERALIDADE : DIREITA/ESQUERDA/FRENTE/TRÁS;
LETRAMENTO:
·
LEITURA
FEITA PELO PROFESSOR E PELO ALUNO DE FORMA NÃO CONVENCIONAL DE TEXTOS
VARIADOS;
·
REGISTRO DE MÚSICAS, POESIAS E DOS CONTOS
CLÁSSICOS CHAPEUZINHO VERMELHO, OS TRÊS PORQUINHOS, CINDERELA, BRANCA DE NEVE,
PINÓQUIO, E OUTROS;
·
ESCUTA DE NOTÍCIAS;
·
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS OU TEXTOS INFORMATIVOS;
·
ESCRITA DE PROPRIO PUNHO RESPEITANDO O
NÍVEL EM QUE SE ENCONTRAM;
·
RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS EM SITUAÇÕES QUE SE FIZER
NECESSÁRIO;
CULMINÂNCIA: FESTA
JUNINA – 24/06 (DOMINGO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.